Pm Destaca Estratégia De Desenvolvimento Para 2011-2020


PM destaca estratégia de desenvolvimento para 2011-2020


Segunda-feira, 3 de Janeiro de 2011 - 18:01:00 Imprimir


O primeiro-ministro Nguyen Tan Dung escreveu um artigo sobre os principais conteúdos do projecto de estratégia de desenvolvimento socioeconómico para o período 2011-2020 e as principais tarefas do país em 2011.


I. Situação nacional e circunstância internacional


1. Ao continuar a seguir as diretrizes de renovação do Partido, nós, durante o período 2001-2010, criamos uma nova força motriz para o desenvolvimento nacional.


Ao expandir a democracia na economia mediante a estipulação e promulgação do Direito Empresarial, promovendo o desenvolvimento da economia privada, intensificando a equitização das empresas estatais e a atração de investimentos estrangeiros, implementando reformas administrativas com enfoque nos procedimentos administrativos, participando profunda e amplamente Regional e internacional, e ao aderir à Organização Mundial do Comércio, conseguimos aproveitar a força e potencial interno do nosso país, fazer uso de recursos externos e combinar a força nacional com o poder dos nossos tempos.


Durante uma década de implementação da estratégia de 2001-2010 sob os efeitos da crise regional e os impactos adversos da crise global, nosso país tem resistido a uma grande variedade de dificuldades, desafios, bem como complexos desenvolvimentos na economia global para gravar imenso e muito Realizações importantes. O projecto de estratégia de desenvolvimento socioeconómico 2011-2020 dá uma visão geral dos principais resultados que obtivemos, bem como problemas e dificuldades e tira ensinamentos da realidade.


2. Iniciamos uma nova fase estratégica no contexto de mudanças rápidas e flutuações inesperadas ocorrendo na palavra. A seguir estão as tendências proeminentes.


(1) O desenvolvimento crescente da ciência e da tecnologia; A formação da economia baseada no conhecimento, a utilização de tecnologias que economizem energia e respeitem o ambiente; O desenvolvimento de uma economia verde. Estes serão vistos como a força motriz principal para mudar as estruturas econômicas e de mercado globais e para impulsionar reformas econômicas e reestruturar em cada país assim como a estrutura económica que deslocam entre países. Cada país aceitará o processo naturalmente ou de forma pró-ativa, dependendo de sua própria capacidade e políticas internas.


(2) Globalização mais profunda e mais ampla e conectividade econômica, impulsionando assim a internacionalização da produção e da atribuição de mão-de-obra e moldando uma rede global de produção e uma cadeia de valor global. Neste contexto, a concorrência será cada vez mais intensa. Consequentemente, o desenvolvimento de uma economia independente, auto-suficiente e altamente competitiva será o maior desafio econômico do país na próxima década.


(3) O papel crescente das economias recém-emergentes, especialmente o desenvolvimento robusto da Índia e da China. Vai mudar o equilíbrio do poder econômico e político no mundo. Com uma posição geoestratégica crucial, a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) tem vindo a fazer uma integração mais profunda e mais ampla, facilitando assim o desenvolvimento de cada país membro e afirmando o seu papel principal na arquitectura regional. No entanto, existem riscos ocultos nesta região que podem afetar a estabilidade eo desenvolvimento em nosso país, bem como em outros países da região.


Após a crise, a recuperação da economia global vem ocorrendo lentamente e cheia de contradições; A crise da dívida pública ainda está se espalhando e ameaças de uma guerra monetária ainda a ser eliminado. Nessa circunstância, o ajuste de políticas feitas por países, especialmente países poderosos, amplificará o nível de risco e a incerteza.


Paralelamente, a degradação ambiental e as mudanças climáticas, em particular a elevação do nível do mar, que nosso país está entre as poucas que serão mais afetadas, podem se tornar uma grande variável no curso de desenvolvimento do nosso país.


Com tantos desafios e oportunidades, nunca a circunstância internacional exerceu tanta influência no desenvolvimento de nosso país. A questão é o que devemos fazer e que posição vamos enfrentar neste movimento complicado.


O projeto de estratégia definiu os pontos de vista que servirão de base para a determinação dos objetivos e delinear as orientações de desenvolvimento para o período 2011-2020 que atendam às circunstâncias nacionais e ao contexto internacional e assegurem sua unidade com os objetivos de longo prazo estabelecidos no projeto de Plataforma.


II. Novos progressos no desenvolvimento


1. Pontos de vista sobre o desenvolvimento


O ponto de vista sobre o desenvolvimento sustentável tal como apresentado neste projecto de estratégia persegue uma nova percepção interna que reflecte a estreita ligação entre desenvolvimento rápido e desenvolvimento sustentável e considera o desenvolvimento sustentável uma exigência que se estende à Estratégia. O ponto de vista visa tratar as relações entre desenvolvimento econômico e desenvolvimento sociocultural da maneira correta para alcançar o progresso social e justiça e proteger o meio ambiente. Ele enfatiza a obtenção de uma taxa de crescimento rápido, reduzindo o hiato de desenvolvimento com outros países e, ao mesmo tempo, eliminando a maneira de pensar que se concentra na taxa de crescimento, em vez da qualidade do crescimento.


No curso de renovação ao longo dos últimos 25 anos, o nosso Partido começou com a reforma económica, tornando-a a chave na libertação de todos os recursos disponíveis em nosso país. Esta etapa é necessária e correta. No entanto, quando a renovação económica registou grandes realizações e as relações económicas fizeram mudanças básicas, é essencial levar a cabo renovações económicas e políticas simultaneamente para promover uma renovação global. Isso reflete a consciência exata de nosso Partido sobre os movimentos a serem tomados ea dialética do desenvolvimento do processo de renovação. O projecto de estratégia sublinha que "a renovação deve ser tomada de forma simultânea e adequada, tanto no plano económico como político, no sentido de construir uma República Socialista do Vietname num país forte, democrático, justo e civilizado com pessoas ricas. A implementação deste objetivo deve ser considerada como o mais alto padrão para avaliar a eficácia do processo de renovação e desenvolvimento ".


O foco da renovação política é aperfeiçoar o conteúdo e inspirar uma nova vida nos principais métodos do Partido, combinar o poder e as responsabilidades dos comitês do Partido no desempenho de seu papel de liderança, ampliar a democracia no Partido e na sociedade como um todo, Desempenhar o papel ativo das agências estatais, a grande capacidade criativa do povo ea força do bloco nacional de grande unidade na construção nacional e defesa.


Estamos vivendo na era da globalização, durante a qual a concorrência econômica está ocorrendo ferozmente. Cada país procura formas de aproveitar ao máximo suas vantagens comparativas disponíveis e transformá-las em vantagens competitivas e, ao mesmo tempo, criar novas competitivas. Apesar de serem muito importantes as vantagens comparativas disponíveis, os recursos naturais e a localização geoeconômica não são, no entanto, os fatores mais decisivos. A realidade provou que os recursos humanos são um fator dinâmico interno que decide a vantagem competitiva de longo prazo de uma nação. Isto é especialmente certo numa época em que a ciência ea tecnologia - o produto intelectual do ser humano fizeram progressos como se viu em nossa era. Além disso, os objetivos de desenvolvimento econômico são eventualmente definidos para o povo, assim, uma pessoa pode desenvolver de forma abrangente, leva uma vida que é materialmente e espiritualmente rico, tem capacidade intelectual e é capaz de utilizar a sua capacidade criativa, consciente do inevitável para que Ele / ela é capaz de dominar si mesmo, bem como a sociedade e alcançar a liberdade. O projeto de estratégia destaca o ponto de vista de "maximizar o fator humano, considerando as pessoas o sujeito, o recurso-chave eo alvo do desenvolvimento". Sublinha igualmente a necessidade de reforçar a capacidade e de criar mecanismos que permitam ao povo exercer plenamente os seus direitos de domínio, em especial para dirigir a democracia, pôr em pleno gozo todas as formas de criatividade e garantir um elevado consenso na sociedade, Para o desenvolvimento do país.


O ponto de vista de "forças de produção fortemente desenvolvidas com níveis cada vez mais altos de ciência e tecnologia, ao mesmo tempo em que aperfeiçoa as relações de produção na economia de mercado orientada para o socialismo", enfatiza uma nova e importante exigência das forças de produção e das relações de produção.


As forças de produção precisam contar com um nível científico e tecnológico cada vez mais elevado, o que reflecte a tendência de que a ciência ea tecnologia se tornaram uma força de produção directa, enquanto as relações de produção na economia de mercado orientada para o socialista devem assegurar que "todos os sectores económicos e todas as formas de empresas desenvolvam De forma rápida e harmoniosa. O potencial, a força e a eficiência do sector económico estatal são reforçados. A economia do Estado tem o papel de líder e atua como uma importante força material para ajudar o Estado a regular e orientar a economia nacional, contribuindo assim para a estabilização da macroeconomia. A economia coletiva é desenvolvida em diversas formas com cooperativa jogando o núcleo. "


A economia do Estado não só compreende as empresas estatais mas também outros recursos de propriedade do Estado, incluindo o orçamento do Estado, a terra, os recursos naturais ea reserva nacional. Através de políticas de desenvolvimento e mecanismos eficazes de regulação e alocação, esses recursos serão fatores que ativarão e direcionarão a implementação de políticas estruturais e desenvolvimento socioeconômico em geral. Assim, o papel de liderança da economia estatal não envolve apenas recursos materiais, mas também em impactos políticos e na capacidade do Estado de usar esses recursos de forma eficaz. Este papel não envolve apenas o desenvolvimento económico, mas também o desenvolvimento sócio-económico em geral. Isso exige que voltemos a estudar e a redefinir os mecanismos de operação e gestão das empresas estatais.


Para além de definir o papel de liderança da economia estatal, o projecto de estratégia sublinha a necessidade de "criar um ambiente igual para a concorrência entre todos os sectores económicos, incentivar o desenvolvimento de formas de produção multi - Popular na economia nacional, acelerando assim a socialização da produção, dos negócios e da propriedade. Mecanismos e políticas precisam ser aperfeiçoados para o forte desenvolvimento da economia privada, transformando-a em uma das forças motrizes da economia nacional ".


A partir da integração econômica, os países estão expandindo seu curso de integração para outros campos como parte de um processo objetivo. Para sermos ativos e proativos em nossa integração internacional e melhorar a eficácia do processo, precisamos "construir uma economia cada vez mais independente e auto-suficiente, no contexto de uma integração internacional mais ampla e profunda". É muito necessário enfatizar na circunstância atual. Somente quando o potencial econômico e as forças de negócios do país são fortes, a economia nacional é robusta e a posição do país na integração é aumentada. Quanto mais eficaz for nossa integração, mais condições favoráveis ​​poderemos ter para construir uma economia independente e auto-suficiente.


2. Objetivos e pontos de ruptura da estratégia


O projecto de estratégia define os objectivos gerais de "esforçar-se para transformar o nosso país basicamente num país industrializado moderno até 2020; Com uma política-sociedade estável, democrática, governada por regras e consensual; A vida espiritual e material do povo é realçada notavelmente; Independência, soberania, unidade e integridade territorial; A posição do Vietnã na arena internacional continua a ser reforçada; E uma premissa firme será criada para que o país se desenvolva ainda mais na próxima fase ".


Tomando o desenvolvimento econômico como o núcleo, os objetivos gerais e os alvos específicos mencionados no esboço da estratégia constituem a unidade da economia, dos assuntos sociais, da política, da defesa e da segurança. Eles combinam tarefas de médio prazo com requisitos de desenvolvimento de longo prazo para se tornar a "segunda plataforma da Parte" com o objetivo de implantar tarefas definidas na primeira fase de implementação da Plataforma.


Para atingir estes objectivos gerais e objectivos específicos, temos de levar a cabo simultaneamente várias soluções e avanços em áreas com pontos bloqueados que estão impedindo o desenvolvimento. Uma vez que estas áreas são limpas, as instalações serão criadas para nós para liberar todo o potencial e explorar eficazmente todos os recursos para o desenvolvimento. O projecto de estratégia pretende fazer três avanços da seguinte forma:


Em primeiro lugar, aperfeiçoar a instituição de economia de mercado orientada para o socialismo, concentrando-se na formação de um ambiente de igualdade de concorrência e reforma administrativa. O bom ponto da economia de mercado tem é a distribuição racional dos recursos de acordo com os sinais do mercado, aumentando assim a eficiência comum da economia. A economia de mercado só pode ser aperfeiçoada quando todos os factores e todos os tipos de mercados se formam de forma sincrónica num ambiente de igualdade de concorrência. A concorrência é um carácter inerente à economia de mercado. Através da concorrência, as empresas são forçadas a buscar maneiras de reduzir os custos de produção e aumentar a produtividade - que, em última análise, é o fator decisivo para o triunfo de um modo de produção, um regime social. A economia de mercado é sempre gerida por instituições e procedimentos administrativos. Assim, para aperfeiçoar a instituição de economia de mercado de orientação socialista, é necessário acelerar a reforma administrativa, criando condições favoráveis ​​para as pessoas e as empresas. Por outro lado, a economia de mercado que estamos construindo é uma economia de mercado orientada para o socialismo, na qual o desenvolvimento econômico deve estar em harmonia com o desenvolvimento sócio-cultural ea implementação dos progressos sociais e da justiça em cada passo e toda política de desenvolvimento. Portanto, o Estado deve ter políticas adequadas e usar eficazmente instrumentos de regulação para lidar com problemas causados ​​pela economia de mercado.


Em segundo lugar, para desenvolver rapidamente os recursos humanos, especialmente o de alta qualidade, com foco na reforma fundamental e abrangente do sistema educacional nacional; E combinar estreitamente o desenvolvimento de recursos humanos com a aplicação de avanços científicos e tecnológicos. Os seres humanos são o sujeito que produz todos os produtos materiais e espirituais. Os seres humanos criam instituições, desenvolvem e aplicam ciências e tecnologias e são a força produtiva mais importante. Assim, basicamente e de forma abrangente, renovar o sistema educacional nacional, a fim de desenvolver o recurso humano, especialmente de alta qualidade, deve ser visto como um avanço estratégico. Trata-se de uma demanda urgente e de uma tarefa de longo prazo. A necessidade de combinar estreitamente o desenvolvimento do recurso humano com o desenvolvimento e aplicação de ciências e tecnologias é um novo conteúdo, mostrando o alvo do desenvolvimento de recursos humanos. Somente o recurso humano que é capaz de desenvolver e aplicar os avanços científicos e tecnológicos no trabalho de produção e gestão pode obter uma alta produtividade para um desenvolvimento rápido e sustentável.


Em terceiro lugar, para construir um sistema de infra-estrutura abrangente e uma série de projetos modernos, concentrando-se em grandes infra-estruturas urbanas e sistemas de transporte. A infra-estrutura é um "elo" para a mudança dos fatores produtivos e uma condição para o desenvolvimento sociocultural em regiões do país. A fraqueza do sistema de infraestrutura é agora um grande obstáculo ao desenvolvimento sócio-econômico, ao aumento dos custos, à redução da competitividade, à prevenção dos efeitos convergentes e disseminadores de fatores internos, ao uso da localização geoeconômica do país nas cadeias globais de Oferta e ameaçando ampliar a lacuna nas condições de vida entre as regiões do país. Nos próximos dez anos, devemos mobilizar todos os recursos para fazer este avanço.


3. Orientações para o desenvolvimento


Com base nos pontos de vista acima mencionados e nos objectivos globais, o projecto de estratégia mapeia 12 direcções para o desenvolvimento, formando um sistema síncrono de soluções principais em todos os domínios da economia, da sociedade, do ambiente, da defesa nacional, da segurança e das relações externas, Todo o desenvolvimento sustentável; Garantindo a combinação de duas tarefas estratégicas de construir o socialismo e defender a república socialista. A seguir estão alguns novos conteúdos:


Pode-se dizer que a reestruturação da economia, mudando o modelo de desenvolvimento, desenvolvendo campos sociais em harmonia com o desenvolvimento da economia e proteção ambiental são as idéias mais importantes, bem como os novos pontos no pensamento de desenvolvimento.


A reestruturação da economia não é uma questão a ser considerada apenas no contexto de crise. Este processo acontece em andamento ou por saltos e limites em correspondência com o desenvolvimento das ciências, a tecnologia ea mudança de vantagens competitivas entre os países. O conteúdo eo ritmo da reestruturação dependem das condições específicas de cada país. Para o nosso país, a reestruturação da economia deve ser realizada de forma sincrónica nos seguintes domínios:


(1) Para acelerar o processo de industrialização e modernização, impulsionar a reestruturação econômica, aumentar rapidamente a proporção de indústria e serviços no PIB. Por outro lado, é necessário atribuir importância ao papel estratégico de longo prazo da agricultura na estabilização da sociedade, garantindo a segurança alimentar e melhorando as condições de vida dos agricultores.


(2) Reestruturar os setores de produção e serviços, com ênfase no desenvolvimento de indústrias de apoio e serviços de alta qualidade de grande valor agregado, a fim de produzir produtos competitivos capazes de se unir à rede global de produção e às cadeias de valor. Ao mesmo tempo, devemos construir uma agricultura de commodities usando alta tecnologia para aumentar o valor agregado em uma unidade de área cultivada; Combinar estreitamente a aplicação científico-tecnológica com a produção, a produção ea transformação com distribuição dentro de uma cadeia de valor, assegurando a harmonia de interesses entre os elos dessa cadeia de valor eo desenvolvimento agrícola com a construção de áreas de novo estilo.


(3) Reestruturar as empresas, continuar a renovar empresas estatais, e desenvolver fortemente privadas. Paralelamente, cada empresa deve realizar auto-reestruturação para se adaptar às mudanças tecnológicas e de mercado, a fim de aumentar a produtividade, a qualidade e a eficiência.


(4) Prestar mais atenção ao mercado interno. As empresas devem desenvolver a rede de distribuição do mercado interno para dominar esse mercado, utilizando-o como base para alcançar os mercados mundiais, expandir os mercados de exportação e explorar efetivamente os mercados que aderem aos acordos de livre comércio.


(5) Ajustar o mecanismo de investimento e aumentar a eficiência do investimento. O Estado concentra investimentos no desenvolvimento de recursos humanos e projetos de infra-estrutura socioeconômica mais essenciais, ao mesmo tempo em que mobiliza recursos de setores econômicos para investimento em desenvolvimento. Incentivar o investimento na produção de produtos de grande valor acrescentado, apoiar as indústrias e as que utilizam tecnologias limpas. Limitar o investimento na indústria de mineração e as indústrias que ocupam grandes áreas de terra ou usando muita energia e para rejeitar projetos de investimento de baixa tecnologia poluindo o meio ambiente.


A implementação do conteúdo da supramencionada reestruturação requer o deslocamento do modelo de crescimento que depende do aumento do capital de investimento, da exploração de recursos naturais e de recursos humanos de baixa qualidade para o modelo de crescimento aprofundado que se baseia na aplicação de novas realizações científicas e tecnológicas e na utilização de Recursos humanos hábeis e habilidade de gestão moderna. Estes factores estão estreitamente relacionados entre si e têm um impacto integrado e um papel decisivo no aumento da eficiência da utilização do capital, aumento da produtividade do trabalho e competitividade. A ciência ea tecnologia são a força motriz decisiva e os seres humanos desempenham o papel central que inventam e usam a ciência ea tecnologia e executam funções de gestão. Somente as habilidades modernas de gestão podem colocar em jogo os impactos dos dois fatores.


A mudança do modelo de crescimento é uma exigência objetiva do processo de desenvolvimento, particularmente no contexto da globalização e da feroz competitividade, mas é impossível agir sob o desejo de cada um. Locais e condições devem ser criados para o processo de mudança. Essas premissas e condições são avanços estratégicos. Assim, os primeiros anos do próximo período estratégico devem centrar-se na resolução de avanços e combinar logicamente um crescimento em larga escala e em profundidade para o modelo aprofundado.


A reestruturação econômica ea mudança do modelo de crescimento exigem esforços de todos os ramos, autoridades de todos os níveis e da comunidade empresarial em que o Estado é responsável por pavimentar o caminho e prestar assistência enquanto as empresas são o sujeito ea força principal do processo.


A sociocultura é um campo amplo com conteúdos interativos e tem um forte impacto na economia, em todos os campos da vida, em cada pessoa e em toda a comunidade. A cultura forma um sistema de valores de uma nação, cria uma identidade de uma nação e é um fator importante no pensamento de desenvolvimento. O presidente Ho Chi Minh disse que "a cultura ilumina a estrada para as pessoas". O projecto de estratégia visa "o desenvolvimento global dos campos socioculturais em harmonia com o desenvolvimento económico eo bom tratamento da relação entre economia e cultura para transformar a cultura num verdadeiro fundamento espiritual para a sociedade e uma força motriz para o desenvolvimento". Projecto de estratégia estabelece a exigência de reforma básica e abrangente da educação nacional para aumentar a qualidade dos recursos humanos. Trata-se de um destaque no projecto de estratégia, com o objectivo de superar deficiências e fraquezas e criar novos desenvolvimentos nos domínios socioculturais.


Nos últimos anos, o Partido e o Estado sempre prestaram atenção para assegurar a segurança social e bem-estar para as pessoas com documentos com regulamentos sobre uma série de políticas concretas. O projecto de estratégia delineia um sistema de pontos de vista e políticas uniformes e globais que servirão de base para o desenvolvimento de um sistema de segurança social e de bem-estar social eficaz e sustentável.


Manifestando uma consciência plena da ameaça da poluição ambiental, das alterações climáticas e da subida do nível do mar para o desenvolvimento sustentável, o projecto de estratégia apresenta orientações básicas e metas concretas em matéria de protecção e melhoria do ambiente, enfatizando a necessidade de protecção ambiental em cada ramo e estratégia de desenvolvimento local. Assim como em cada projecto, promovendo o envolvimento da sociedade na protecção ambiental e no desenvolvimento dos serviços ambientais. O projecto de estratégia salienta a implementação de programas para fazer face às alterações climáticas, nomeadamente o aumento do nível do mar, e acelerar a cooperação internacional nesta questão global.


4. Aumentar a eficácia ea eficiência da gestão do Estado


Para implementar com êxito a estratégia com os conteúdos acima mencionados, são necessários esforços incessantes para aperfeiçoar o mecanismo da liderança do Partido, a gestão do Estado e o domínio do povo. O projecto de estratégia manifesta uma consciência mais profunda da relação entre as três componentes do mecanismo no contexto do nosso Partido ser o único poder de detenção e a existência de um Estado socialista governado pela lei. O partido joga o papel principal quando os povos forem os mestres; O Partido realiza sua liderança pelo Estado e através do Estado. Neste mecanismo, as pessoas confiam ao Estado a implementação do poder de gestão com a função básica de criar um ambiente para o desenvolvimento e servir o desenvolvimento. É uma obrigação para definir o pedido de reforçar a liderança do Partido na relação com o aumento da eficácia e eficiência da gestão do Estado e colocar em jogo o direito das pessoas ao domínio. O projeto de estratégia define as funções de gestão e facilitação do desenvolvimento do Estado, a relação entre o Estado e o mercado; Apresenta soluções para renovar os modos de liderança do Partido e aumenta a eficácia ea eficiência da gestão do Estado; E enfatiza a exigência de pôr em jogo o papel da Frente da Pátria do Vietnã, organizações sociopolíticas e o direito do povo à maestria na construção do Partido e na construção do Estado. Juntamente com a finalização das instituições para o exercício da democracia e o aumento da democracia direta, o projeto destaca o papel da crítica social ea responsabilidade da explicação das agências do Estado em todos os níveis. Os críticos sociais e a responsabilidade da explicação contribuem para o aperfeiçoamento das políticas e o aumento da capacidade de gestão e liderança.


III. Criar uma forte mudança no primeiro ano de implementação da estratégia


Os pontos de vista e as orientações da estratégia para 2011-2020 devem ser incluídos no plano de desenvolvimento socioeconómico de 2011. O Governo informou e a Assembleia Nacional aprovou uma resolução sobre o plano de desenvolvimento socioeconómico de 2011 que apresenta de forma abrangente metas, tarefas e grandes soluções. Seguem-se as tarefas-chave de 2011.


1. Estabilização da macroeconomia e controlo da inflação


Implementamos o plano de desenvolvimento socioeconómico de 2011 no contexto de um crescimento previsto da economia mundial, dos preços mais elevados das matérias-primas em 2010, do provável crescimento da crise da dívida pública na zona euro, da desvalorização do dólar dos EUA Moeda no pagamento internacional, eo aumento do preço do ouro que vai mudar os canais de investimento e causar grandes flutuações no mercado financeiro internacional.


No país em 2010, a economia recuperou e alcançou uma taxa de crescimento relativamente alta (6,78 por cento), as exportações aumentaram acentuadamente (25,5 por cento), o déficit comercial representou apenas 17,3 por cento das receitas de exportação eo déficit na balança de pagamentos foi reduzido drasticamente. No entanto, a elevada inflação e as taxas de juro e as flutuações da taxa de câmbio pressionaram a estabilidade macroeconómica, causaram dificuldades às actividades empresariais e de produção e ameaçaram um crescimento sustentável. Em 2011, os esforços devem centrar-se no reforço da estabilidade macroeconómica e no controlo da inflação, que são considerados uma tarefa fundamental.


A brecha entre poupança e investimento deve ser reduzida, os projetos desnecessários cortados para concentrar recursos em projetos que criam novas capacidades de produção e exportação e infra-estruturas socioeconômicas essenciais infra-estruturais, gastos orçamentários excessivos e déficit comercial devem ser cortados e inflação freada. A realidade dos últimos anos demonstrou que a política macro deve transmitir mensagens claras para criar confiança no mercado e fazer orientações para as actividades empresariais e de produção. É imperativo acompanhar de perto os movimentos económicos mundiais e nacionais, melhorar a capacidade de previsão, fazer reacções activas e agudas, utilizar de forma flexível as ferramentas das políticas monetárias ao abrigo dos princípios do mercado, restringir a utilização de medidas administrativas quando desnecessárias e aumentar a eficiência do mercado interbancário. Estabilizar e regular as fontes de capital entre as organizações de crédito e combinar estreitamente a política financeira com a política monetária para estabilizar a macroeconomia e controlar a inflação. É necessário aumentar o acompanhamento das actividades das organizações de crédito, empresas de valores mobiliários, fundos de investimento, de modo a assegurar actividades empresariais honestas e respeitar as normas de segurança.


2. Iniciar fortemente o processo de reestruturação económica e alterar o modelo de crescimento


Concentrar-se no aperfeiçoamento de instituições e na criação de um mercado de terras saudável, baseado no princípio de que a terra é um bem nacional e o principal material de produção dos agricultores. O Estado e as pessoas que entregam os direitos de uso da terra devem ser aqueles que se beneficiam da transferência de direitos de uso da terra. Este é um princípio básico para fazer políticas de terras e de mercado.


Acelerar a reforma das empresas estatais (SOEs). Embora a reforma das empresas públicas seja um conteúdo de reestruturação empresarial, é uma condição para criar um ambiente competitivo igual para todos os setores econômicos - um critério da economia de mercado. A orientação e o conteúdo principal da reforma das empresas públicas devem acelerar a equitização e a renovação das empresas e grupos estatais. Os grupos económicos estatais e as empresas devem concentrar-se nos principais domínios da economia nacional e mudar de operar em vários domínios para áreas especializadas, de modo a implementar a política de reestruturação. Devem promover a renovação ea criatividade, aumentando a eficiência e criando competitividade a longo prazo para participar da rede global de produção e da cadeia de valor. É importante colocar as empresas do Estado no ambiente competitivo e estipular critérios de qualidade para a operação do negócio. A renovação de mecanismos e organizações deve ser conduzida para aumentar a responsabilidade ea eficácia, eficiência da gestão do Estado e gestão dos proprietários para as empresas públicas. O mecanismo obrigatório de auditoria deve ser implementado e os resultados da auditoria devem ser tornados públicos.


Em 2010, é imprescindível realizar fortemente o programa de apoio ao desenvolvimento industrial, considerando-o como um conteúdo-chave da reestruturação dos sectores da produção industrial. É uma necessidade urgente aperfeiçoar o mecanismo e as políticas de desenvolvimento e gestão da indústria de apoio. É necessário criar uma ligação entre as empresas de fabrico e de montagem, as empresas locais e os investidores estrangeiros na selecção e desenvolvimento da indústria de apoio em grupos de produtos com base nas necessidades do mercado e com orientações estatais, centrando-se numa série de produtos de engenharia, . Os investidores estrangeiros são incentivados a investir no desenvolvimento da indústria de apoio.


É necessário desenvolver fortemente serviços de elevado valor acrescentado que tenham efeitos generalizados, como o turismo, a distribuição, os transportes, a logística e os serviços portuários, a fim de tirar partido da posição geoeconómica do país na cadeia de abastecimento mundial. Melhoria do mecanismo de gestão deve ser feito para acelerar o desenvolvimento saudável de serviços financeiros e negócios imobiliários. O programa nacional de desenvolvimento de TI deve ser implementado, com o objectivo de transformar o Vietname em um poder de TI até 2020.


Devem ser envidados esforços no sentido de sensibilizar para o papel importante e estratégico da agricultura no processo nacional de industrialização e modernização e de implementar a 7.ª Resolução do Comité Central do Partido sobre a agricultura, os agricultores e as zonas rurais. É necessário acelerar a execução do programa de construção de zonas rurais de novo estilo. The State increases investment and encourages enterprises to develop socio-economic infrastructure in rural areas, invests in biotechnology, processing industry to produce high-yield, high-quality and competitive products. Examinations should be stepped up on the compliance to food safety and hygiene standards from production, processing, circulation to consumption. More investment should be made in storage and preserving systems to prevent losses and ensure goods’ quality, regulation of supply-demand, price stability.


3. Creating favourable conditions for businesses to invest in production and business development and expand markets, focusing on the following tasks:


To perfect investment policies and mechanisms to mobilise resources for development investment and improvement of investment efficiency; expand forms of investment under the BOT, BT forms, quickly issuing regulations on public-private-partnership (PPP) cooperation for traffic system development, especially major projects. To speed up administrative procedure reform in investment, establishment of land use rights, customs procedure and taxation, helping reduce business expenditure for enterprises.


To improve businesses’ access to capital. The development bank’s operations should focus on supporting small - and medium-sized enterprises; increase this bank’s fundings for credit guarantee and project appraisal capacity. Priority should be given to credit resources for key products, while considering a system of allocating credit quota for business areas based on their contributions to GDP and export turnover.


To develop support services for business start-up. It is necessary to accelerate trade promotion, overseas market expansion to help sharply increase exports, while increase quality checks of imported commodities to protect consumers and encourage domestic production. More attention should be paid to the domestic markets, especially rural ones. The Campaign “Vietnamese use made-in-Vietnam product” should intensified.


4. Developing socio-cultural areas, focusing on urgent issues


To effective build and implement the 2011-2020 social security strategy, the sustainable poverty reduction programme and the job placement programme for the 2011-2015 period, with the aim of reducing the poverty rate by 2 percent in 2011 under the new criteria; developing insurance types and expanding social security network.


To complete policies on medical examination and treatment and hospital fees. To speed up construction of hospitals using the State budget, encourage economic sectors to invest in building hospitals; sending more doctors to district - and commune-level hospitals, ensuring compatibility between facilities, equipment and medical workers who use the equipment, improving quality of medical check and treatment at grassroots hospitals, to reduce the burden of provincial and central-level hospitals. State management on medicines, food hygienic safety is required to strengthen.


To take comprehensive measures to improve education quality; continue to implement approved education-training projects; focusing on both two contents in the quality of general education which are knowledge and morality. The teaching staff, teaching and learning conditions should be improved to expand scale of tertiary education and improve its quality; building a number of high-quality universities and colleges under cooperation programmes with foreign countries, international organisations. Vocational training must be strongly developed with quantity and structure suitable to market demand, focusing on vocational training for the supporting industry. Rapid development of the technology market is needed. Incentives must be issued for businesses to apply and renew technology in order to promote economic restructuring, and the shifting of growth model.


To continue pushing up the movement of “All people unite to build cultural life” focusing on establishing of cultured behaviour, abolishing superstitions, and making each person behave and live in a cultured manner.


To implement information dissemination activities to raise awareness on environmental protection among people and businesses. Checks, inspection and strict punishment of law violations must be intensified. It is necessary to implement the national target and action plan on climate change resilience, sea and river embankment upgrading programmes, flooding control solutions for major cities and effective response to natural disasters.


To highlight the responsibility of Party organisations and authorities at all levels, promoting the roles of the Fatherland Front, mass organisations, the people and media in the fight against corruption and waste. It is a must to effectively implement anti-crime and social evil programmes, ensuring traffic safety order.


5. Accelerating completion of management mechanism based on the principles of ensuring the people’s democratic right and promoting the synchronous formation of the market economy’s elements. It is a need to review decentralisation system to ensure that the central management on development planning is strengthened to fully tap comparative advantages in inter-region vision to save human resources and ensure economic scale while promoting the proactive, creative and responsible role of localities. Preparations for elections of the National Assembly, people’s councils and consolidation of the administrations at all levels for the new term must be done in accordance with the requirements of building a streamlined, more effective and efficient state administrative apparatus, focusing on serving people as the main function of administrations at all levels.


Together with the above-said tasks, we have to attach importance and well implement national defence, security, diplomacy tasks, creating a stable peaceful environment for socio-economic development, firm protection of national independence sovereignty and territorial integrity.


The Government and ministries, localities have to pay attention to preparation for the Tan Mao (the Year of the Cat) Lunar New Year festival, take synchronous measures to ensure commodities supply, control prices, maintain social order and security, and traffic safety, and care for the poor and welfare beneficiaries to ensure that all people enjoy a happy, healthy and economical Tet festival.


Over the past time, the entire Party, people and army actively gave opinions to draft documents to submit to the 11 th National Party Congress. We firmly believe that the Congress will set out a strategy to meet the country’s development requirement. The good implementation of the strategy, first of all fulfilling the 2011 tasks, is a practical work to translate the 11 th Congress Resolution into reality and carry out Uncle Ho’s statement teaching: “the Party needs to make good plans for economic and cultural development, in order to unceasingly improve the people’s life.”/.

Comments